A Bíblia em Portugal
Volume II
A Bíblia na Idade Média

FREI HERCULANO ALVES

«Sem Colecção» / 37
848 pp

Formato: 16cm x 23cm
ISBN: 978-989-680-214-1
Data de Publicação: Setembro de 2017
PVP: 26,90 euros

NAS LIVRARIAS: A PARTIR DE 20 DE SETEMBRO
 

A Bíblia foi considerada durante muitos séculos o “Livro dos Livros”. Multi­dões imensas de mulheres e homens inspiraram a sua vida neste Livro Sagrado, muitas nações se ergue­ram em seu nome, e até uma civilização, a ocidental, tem na Sagrada Escritura um dos seus fundamentos. A publicação desta obra monumental em seis volumes é um contributo relevantíssimo para o conhecimento do papel modelador dos livros bíblicos na definição e compreensão do que somos e de como nos vemos.

 

PLANO DA OBRA — 6 VOLUMES QUE SERÃO PUBLICADOS EM 2017 E 2018:

VOLUME I: As Línguas da Bíblia. 23 séculos de traduções / VOLUME II: A Bíblia na Idade Média / VOLUME III: A Bíblia nos séculos XVI-XVII / VOLUME IV:A Bíblia de João Ferreira Annes d’Almeida (1629-1690) / VOLUME V: A Bíblia nos séculos XVIII-XIX / VOLUME VI: A Bíblia nos séculos XX-XXI.

 

“O vasto e sólido trabalho de Frei Herculano Alves intitula-se A Bíblia em Portugal. Dele retiramos a prova dum culto e duma cultura essenciais e marcantes para o que somos como povo. Muito antes de sermos geralmente alfabetizados e letrados, fomos ‘bíblicos’ pelo que escutámos e repetimos.” Manuel Clemente, Cardeal Patriarca de Lisboa

 

“Escorada num aturado e largo processo de investigação e reflexão sistemáticas, tantas vezes conduzido em arquivos, bibliotecas e outras instituições nacionais e estrangeiras, esta obra magistral articula-se em torno dos textos bíblicos (…). Se é legítimo a qualquer leitor acreditar que vai aprender e descobrir com a leitura de determinado livro, nada é para mim mais reconfortante e grato do que reconhecer que aprendi e descobri muito com esta obra de Frei Herculano Alves.” Luís Carlos Amaral, Professor da Universi­dade do Porto

 

SOBRE O AUTOR:

Herculano Alves é Franciscano Capuchinho português. Estudou Teologia no Instituto Católico de Toulouse (França), Filologia Românica na Universidade de Coimbra e Ciências Bíblicas no Instituto Bíblico de Roma, tendo feito o seu doutoramento em Teologia Bíblica na Universidade Pontifícia de Salamanca. De 1986 a 2011 foi professor de Sagrada Escritura na Universidade Católica Portuguesa. Foi também Coordenador Geral e tradutor de vários livros da Bíblia dos Capuchinhos (Difusora Bíblica). É autor de algumas dezenas de artigos de carácter científico publicados em várias revistas e outras obras, assim como de uma dezena de livros sobre temas de Sagrada Escritura. Foi Diretor do Movimento de Dinamização Bíblico dos Capuchinhos em Portugal durante vinte anos e diretor da Revista Bíblica. É investigador do CEHR - Centro de Estudos de História Religiosa.