Hamsters
de Biblioteca

GONÇALO CONDEIXA & FERNANDO ÉVORA

«Sem Colecção» / 35
104 pp

Formato: 23,50cm x 16,50cm
ISBN: 978-989-680-208-0
Data de Publicação: Abril de 2017
PVP: 14,90 euros
 

Gonçalo Condeixa (desenho)

Fernando Évora (texto)

 

Uma metáfora à História de Portugal do século XX.

Um livro que convida o leitor a desempenhar o papel de um detetive que desco­bre o verdadeiro sentido dos textos e desenhos.

Pequenas histórias sem moral — ou com uma moral muito discutível — que não deixam ninguém indiferente e que, afinal, formam uma única história.

 

Hamsters de Biblioteca conta-nos a História de Avulsa, pequena cidade situada nas mar­gens de um rio. Os textos deixam-nos com um sorriso nos lábios, quando não uma sonora gargalhada que se solta; e depois, a cada releitura, a cada olhar diferente para os dese­nhos, percebe-se uma referência escondida, a pista para uma reinterpretação de uma personagem ou de um acontecimento: “Ah, que isto afinal pode ser…”.

 

SOBRE OS AUTORES:

Gonçalo Condeixa. Nasceu em Lisboa em 1967. Artista plástico bastante eclético, tem-se dividido entre a pintura e a escultura. No seu imaginário perpassam homens de sorrisos francos e animais humanizados. Tem participado em múltiplas exposições, possuindo vasta obra dispersa em espaços públicos.

 

Fernando Évora. Nasceu em Faro em 1965. Dotado de uma escrita fluida e descompli­cada, retrata nos seus livros Homens de carne e osso, que quase podemos sentir e tocar. Na sua bibliografia, que se divide entre o romance e o conto, destacam-se No País das Porcas-Saras (romance, 2010), Amor e Liberdade de Germana Pata-Roxa (contos, 2012) e O Mel e as Vespas (romance, 2015), todos publicados pela Esfera do Caos.