Desassossego
de Ensinar

DANIEL JOANA

«Sem Colecção» / 30
232 pp

Formato: 16cm x 23cm
ISBN: 978-989-680-197-7
Data de Publicação: Novembro de 2016
PVP: 17,90 euros
 

Desassossego de Ensinar é uma obra que retrata os desafios da Escola portuguesa dos nossos dias, segundo uma perspetiva dinâmica, mul­tímoda e muito pessoal. Como ensinam os professores? O que pensam os pais? Como aprendem os alunos? Por que razão se abor­recem? O que lhes atiça a curiosidade? De onde vem a indisciplina? Que geração vem aí?

Pendem sobre os ombros da Escola contemporânea as mais diversas expetativas. Espera-se que a Escola forme para a economia, eduque para a cidadania, inculque valores, modifique comportamentos, alargue horizontes culturais, estimule a capacidade criativa. Assim sendo, como devem reagir os professores? Como podem orientar a sua prática pedagógica? O que é ensinar no século XXI?
E em que medida a incerteza e a instabilidade que marcam a profissão de professor poderá influenciar negativamente o que de positivo se poderia estar a fazer em prol do sistema educativo e do sucesso escolar?

Neste livro, o autor conta-nos episódios da sua vida como professor e partilha connosco muitas ideias acerca do que é e do que deveria ser o sistema de ensino em Portugal.

SOBRE O AUTOR:
Daniel Joana. Nasceu em 1985 e é natural da velha vila de Trancoso, onde vive. Licen­ciou-se em Coimbra, pela Faculdade de Letras, em Línguas e Literaturas Modernas. Na mesma Faculdade apresentou tese de mestrado, em 2010, e está a preparar uma tese de doutoramento, ambas sobre a preciosa prosa do Padre António Vieira. Gosta de ler, escrever e ensinar. Lê muito, escreve pouco e ensinará alguma coisa. Tem todavia aprendido muito mais do que ensinado nas escolas por onde tem passado como professor desde 2008. Também gosta de correr e de vibrar com um glorioso clube... mas isso são outros desassossegos.