Astrologia & Filosofia Um discurso sobre
o tempo e os instintos

JOSÉ PRUDÊNCIO

Polémicas / 2
328 pp

Formato: 16cm x 23,50cm
ISBN: 978-989-8025-57-9
Data de Publicação: Julho de 2008
PVP: 19,40 euros
 

Prepare-se para se confrontar com uma maneira de pensar radical e inovadora. O que vai encontrar neste livro é o nascimento de uma nova área da Filosofia como sabedoria de vida.

Poderemos renovar os ensinamentos da antiga Astrologia Grega, transformando-os numa filosofia eficaz de orientação, previsão e construção do futuro?
Como é que o Mapa dos Instintos e o Mapa do Tempo podem revolucionar a imagem que temos de nós próprios?
Depois de ler este livro, ficará em condições de questionar as ideias convencionais sobre a espiritualidade, a liberdade e o sentido da vida, a fidelidade e o amor, ou a educação dos filhos.

A quem se destina este livro?
(a) Aos que se interessam por Astrologia e por desenvolvimento pessoal;
(b) Aos cépticos moderados, intelectualmente exigentes, que não compram livros de astrologia popular ou esotérica, que recusam aquelas abordagens que remetem para o espiritismo, bruxaria, adivinhação e magia, mas que querem ficar a saber como pode a Astrologia, por um lado, ser objecto de investigações académicas e de uma metodologia rigorosa, e por outro lado, influenciar as nossas vidas;
(c) Aos professores e alunos de filosofia, que poderão sujeitar as teses do autor a uma análise crítica e promover um debate em torno da tradição socrática da filosofia como «Sabedoria Aplicada à Vida».

Sobre o Autor:
José Prudêncio é licenciado em Filosofia (Universidade Católica, Braga) e mestre em Cultural Astronomy and Astrology (Bath Spa University, Inglaterra). Prepara actualmente um doutoramento em Filosofia sobre o tema da Astrologia e Linguagem. É consultor de Orientação e Previsão desde 1987, lecciona cursos e workshops de Astrologia, Quirologia e Tarot, e participa regularmente, como conferencista, em congressos internacionais. Tem trabalhado com alguns dos maiores especialistas e investigadores em Astrologia da actualidade: Nick Campion, Liz Greene, Bernadette Brady, Patrick Curry e Geoffrey Cornelius, entre outros. Vive no centro de Lisboa com a Eva, uma Tourinha com o Ascendente na Virgem e a Lua no Aquário, que chorou pela primeira vez às 15h 41m 53s de 21 de Abril de 1998.

O autor participa semanalmente no programa Praça da Alegria da RTP1 (com Jorge Gabriel) e tem uma página com análise de Mapas Astrais (compatibilidades e previsões para figuras públicas) na revista Notícias TV (sai às Sextas com o JN e o DN).

Índice:
Introdução | PARTE I: DIÁLOGO ENTRE ASTROLOGIA E CULTURA | 1. Conflito Ciência versus Astrologia: Uma questão mal colocada | 2. Astrologia e Cristianismo: Antagonismo ou complementaridade? | 3. Psicanálise e Astrologia: Reparar o passado ou construir o futuro? | PARTE II: DA ASTROLOGIA À ASTROFILOSOFIA | 4. Da Astrologia à AstroFilosofia | 5. Orientação e o Mapa dos Instintos | 6. Previsão e o Mapa do Tempo | 7. Para lá do mito da auto-ajuda: Construção do futuro | Conclusão | Bibliografia