País (In)Sustentável Ambiente e Qualidade
de Vida em Portugal

LUÍSA SCHMIDT

Novos Rumos / 3
320 pp

Formato: 17 cm x 24 cm
ISBN: 978-989-8025-33-3
Data de Publicação: Novembro de 2007
PVP: 22,10 euros
 

As histórias que neste livro se contam são as nossas «verdades inconvenientes».

Eis alguns dos temas e problemas que neste livro se discutem… Alterações Climáticas; Desenvolvimento Sustentável; Agricultura; Saneamento Básico; Áreas (des)Protegidas; Urbanismo; Cidades, Polis e Qualidade de Vida; Lisboa: Capital e Subúrbios.
… e alguns dos títulos e subtítulos que aqui vai encontrar: Tóxico-desordenamento territorial; Eficiência energética terceiro-mundista; Novela trágico-cómica da conservação da natureza; Medalhas de ouro: desigualdade e analfabetismo; À pressa, às cegas e à portuguesa; O crime compensa; O Game Boy dos governantes; Os “PINotes” de Sócrates; O massacre das árvores; Um nojo transformado em pitéu; Al(g)arvidades; Patos bravos, autarcas e partidos…

Sim, o nosso país é lindo! Todos o queremos apreciar, turistas ou cidadãos.
Se olhado à distância de vários anos de políticas ambientais, contudo, a sua beleza não basta para lhe esconder o descalabro.
Do estado lastimável das águas à degradação da qualidade de vida urbana e suburbana; do abandono das áreas protegidas à galopante ocupação do litoral; da irracionalidade energética à ocultação oficial de informação sobre ambiente… é toda a «beleza» do país que se desvanece.
Não há cartaz turístico que valha à crueza destes factos. Anos de expectativas goradas fazem do ambiente e do ordenamento do território em Portugal, mais do que uma actualidade, uma urgência.

Neste livro, organizado por capítulos temáticos, a autora, com frontalidade e rigor, e usando uma linguagem implacável, muitas vezes carregada de humor, faz o balanço das nossas misérias ambientais, sempre com a preocupação de apontar o caminho para um futuro sustentável.

LUÍSA SCHMIDT é investigadora no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, onde se dedica à Sociologia do Ambiente e da Comunicação, áreas em que se doutorou. Faz parte do núcleo de fundadores do OBSERVA ― Observatório de Ambiente, Sociedade e Opinião Pública. É autora da série televisiva «Portugal, um Retrato Ambiental» e de diversos livros na área do ambiente. No Jornal Expresso mantém, desde 1990, a coluna «Qualidade Devida». Os artigos reunidos neste livro tratam, de forma rigorosa e destemida, problemas que são hoje prioritários nas agendas nacionais e internacionais, e que nos afectam a todos.