Uma História
Americana
Os Melhores Discursos
de Barack Obama

DAVID OLIVE

Ideias / 12
352 pp

Formato: 16cm x 23,50cm
ISBN:
Data de Publicação: Outubro de 2008
PVP: 18,80 euros
 

Fique a conhecer as ideias fundamentais do político da esperança e da mudança. Prémio Nobel da Paz 2009.

A personalidade arrebatadora, o pensamento robusto e multifacetado, assim como o estilo oratório soberbo e cativante de Barack Obama, que lhe têm valido comparações com John F. Kennedy e Martin Luther King, surgem com intensa nitidez nesta colectânea de discursos organizada e apresentada pelo jornalista David Olive, e prefaciada, na edição portuguesa, por Viriato Soromenho-Marques.

21 discursos emblemáticos, que abordam os seguintes temas, entre outros: Combate ao terrorismo; Guerra do Iraque; Alterações climáticas e aquecimento global; Recuperação económica à escala internacional; Problemas sociais que urge resolver; Prosperidade e justiça social; Competitividade e reforma do sistema educativo.

Textos de enquadramento, que incluem, nomeadamente: perfis biográficos de Barack e Michelle Obama; sinopses das posições adoptadas por Obama em relação aos principais desafios do mundo actual (políticos, sociais, económicos e ambientais); cronologia e bibliografia seleccionada.

“Na escrita de Obama ecoa a cada passagem um profundo conhecimento da história americana e da riqueza da sua Constituição. Nos seus discursos desfilam nomes inspiradores de grandes presidentes, notáveis senadores, mas também outras figuras do mundo da cultura, incluindo escritores, pastores e pregadores. Trata-se de uma cultura, todavia, que jamais aparece, para quem o escuta ou para quem o lê, como caída de um pedestal inacessível de erudição, ou como manifestação de elitismo académico. Um dos maiores oradores de sempre da política norte-americana, Obama é servido por uma escrita límpida e fluida. O seu verbo, forjado nas assembleias de gente pobre de Chicago, nunca perde a ligação às raízes, às imagens mais concretas, às emoções mais comuns, mesmo quando desperta nos seus ouvintes uma espécie de percepção dos valores mais nobres e dos princípios mais elevados.” Excerto do Prefácio de Viriato Soromenho-Marques