O Regresso da América Que Futuro Depois do Império?

VIRIATO SOROMENHO-MARQUES

Ideias / 9
240 pp

Formato: 16 cm x 23,50 cm
ISBN: 978-989-8025-52-4
Data de Publicação: Maio de 2008
PVP: 18,90 euros
 

Este livro inclui um estudo fundamental para a compreensão da vida política e dos mecanismos eleitorais dos EUA. Esclarecedor e inédito em língua portuguesa.
SISTEMA POLÍTICO E ELEITORAL NORTE-AMERICANO:
UM ROTEIRO

Autor: José Gomes André

SOBRE O LIVRO:
Os últimos anos têm revelado uma América sem uma visão mobilizadora para o mundo e incapaz de vislumbrar os seus próprios limites.
Erros estratégicos sucessivos têm conduzido os Estados Unidos à perda de poder efectivo e à erosão do seu capital simbólico e da sua capacidade de influência no mundo.
Todavia, a América tem, na sua tradição política, republicana e federal, na sua Constituição democrática e na sua cultura de participação cívica, os fundamentos para regressar à condição de elemento chave da solução, e não parte obstinada do problema.
Talvez a nova ordem mundial, que agora se desenha, tenha ainda muito para receber da clássica sabedoria americana.
O que podemos aprender com a cultura política norte-americana? O que significa ser hoje uma «nação indispensável» e qual o papel que a superpotência deverá desejavelmente desempenhar no sistema internacional? Portugal ainda precisa dos Estados Unidos? Como poderão as relações entre americanos e europeus contribuir para o reforço de uma ordem multipolar e plu­ralista em gestação?

AINDA SOBRE O LIVRO:
A sociedade norte-americana está mergulhada num estado de profunda angús­tia. E o rosto da América está desfigurado, quer aos olhos do mundo, quer no espelho dos seus próprios cidadãos.
No futuro, os historiadores deste período atribulado não vão ter dificuldade em identificar o rotundo falhanço de uma aventura, perigosa, que pretende cristalizar uma ordem unipolar com traços de autismo imperial. Do mesmo modo que vão dar conta da incompetência cognitiva e da arrogância desmedida dos actuais responsáveis de Washington.
Exemplos: a cegueira voluntária face ao problema planetário e estrutural das alterações climáticas e o ataque, sem paralelo na história do país, contra a Constituição e as instituições democráticas.
O grande teste ao regresso da América, depois das eleições presidenciais de 2008, passará pelo desafio do aquecimento global e pela reconstrução das Nações Unidas como instrumento decisivo para um futuro partilhado.

Neste livro encontrará também um «segundo livro»: um roteiro para a com­preensão do sistema político e eleitoral norte-americano, da autoria de José Gomes André.

Como é eleito o Presidente? Quais os poderes do Congresso? Como surgiram os partidos políticos? Como construíram Republicanos e Democratas a sua hegemonia? Quais as diferenças entre os partidos americanos e os partidos europeus? O que são as eleições primárias e para que servem as Convenções nacionais dos partidos?

A história dos partidos políticos; a estrutura do governo federal; as razões do bipartidarismo; o processo de nomeação presidencial; as campanhas e as primárias; os Estados-barómetros; as candidaturas de grupos minoritários…

SOBRE OS AUTORES:
Viriato Soromenho-Marques. Professor Catedrático de Filosofia da Universidade de Lisboa, é conhecido do público português sobretudo pelas suas obras e envolvimento cívico nas questões ambientais nacionais e internacionais. É um activo participante na política ambiental europeia enas negociações para a construção de um novo regime internacional capaz de enfrentar a crise das alterações climáticas. Há muitos anos que investiga o federalismo e a cultura política norte-americana. Nesse contexto, publicou o ensaio A Revolução Federal (2002) e foi o responsável pela tradução portuguesa da obra fundamental do pensamento político americano, O Federalista (2003).
José Gomes André. Investigador no domínio da filosofia política, escolheu como área de especialização o estudo das doutrinas que serviram de base à configuração do sistema político norte-americano no período dos Founding Fathers. Prepara actualmente uma obra de fundo sobre o pensamento de James Madison, o quarto presidente dos EUA.