Amor e Liberdade
de Germana
Pata-Roxa

FERNANDO ÉVORA

Esfera Contemporânea / 38
130 pp

Formato: 16 cm x 23,50 cm
ISBN: 978-989-680-070-3
Data de Publicação: Agosto de 2012
PVP: 12,90 euros
 

As histórias que neste livro se contam, aparentemente sem conexão entre si, unem-se num final surpreendente.
A linguagem, despretensiosa e simples, está polvilhada de ironia. Os personagens, admiráveis e autênticos, são tendencialmente queirosianos — gente comum, com as suas fraquezas e vícios, e com a grandiosidade dos seus sonhos. Os enredos, esses, absorvem-se de um fôlego e a narrativa, descomplicada, revela grande humanismo.
Histórias, enfim, que divertem pelo que têm de caricato e inesperado, mas que deixam uma réstia de inquietação no leitor, que inevitavelmente há-de rever-se em muitas delas.

O autor é um dos mais notáveis contadores de histórias do panorama literário português contemporâneo. E esta sua nova obra, sendo um livro de contos, não é uma mera colectânea: é uma história complexa feita de histórias simples mas poderosas, pertencentes, todas elas, ao mesmo narrador.

SOBRE O AUTOR:
Fernando Évora. Nasceu em Faro, em 1965. Tem-se afirmado como autor de contos, modalidade onde já obteve vários prémios literários. Além de alguns textos dispersos e incursões na literatura infantil, publicou uma novela histórica, A fonte de Mafamede, e uma quase-fábula, Como se de uma fábula se tratasse. Publicou também, já com a Esfera do Caos, No País das Porcas-Saras, um pequeno e apaixonante romance que cativou leitores e que mereceu o aplauso da crítica.