Será
Poesia?

EDUARDO FERRÃO

Esfera Contemporânea / 26
104 pp

Formato: 15cm x 22cm
ISBN:
Data de Publicação: Junho de 2011
PVP: 11,90 euros
 

A PAIXÃO PELA TERRA, O GRITO CONTRA A INJUSTIÇA, A DENÚNCIA DA IGNORÂNCIA, A FORÇA DE LUTAR, O HORROR DA GUERRA, HISTÓRIAS DE VIDA… TUDO ISTO REUNIDO EM LIVRO, SERÁ POESIA?

Neste livro convivem conversas a uma só voz com histórias de vida ficcionadas, que podem chocar alguns leitores pela verosimilhança com situações reais e com interioridades profundas. Escrevendo com alma e convicção, o autor provoca a inte­racção com o leitor, prendendo-lhe a atenção e estimulando-o para novas emoções em cada poema.

SOBRE O AUTOR:
Eduardo Ferrão. Nasceu em Agosto de 1953, em Lisboa. Licenciou-se em gestão de empresas e, em paralelo com a vida profissional, desenvolveu o gosto pela gestão das palavras e pela rima. Há muito que escreve sobre o que sente, e também sobre o que vê e ouve — sobre si, sobre os outros, sublimando no jogo das palavras alguns dos seus estados de alma. Contar histórias é um dos seus prazeres de longa data, mas contá-las em verso é ainda mais gostoso, pelo desafio à imaginação e porque as histórias, com a rima, ganham uma musicalidade que o anima. Publicar alguns poemas, reunidos no seu primeiro livro, foi outro desafio, partilhado com a mulher e o filho, seus pilares, sem os quais nunca o teria vencido. Nada aqui começa, ou acaba, e ele segue escrevendo, porque tal como viver interessa mas que ter vivido, escrever interessa mais que ter escrito.

Traduzindo inquietude, a pergunta «Será Poesia?», que atravessa esta antologia, revela, afinal, um desejo intenso de superação das forças negativas que nos atormentam.