O Heróico Major
Fangueira Fagundes
com todolos seus anexos

LUÍS NOVAIS

Esfera Contemporânea / 23
272 pp

Formato: 15cm x 22,50cm
ISBN: 978-989-680-025-3
Data de Publicação: Março de 2011
PVP: 18,90 euros
 

“O novo romance de Luís Novais, O heróico major Fangueira Fagundes (com todolos seus anexos), é uma alegoria e uma sátira impiedosa sobre diversos sectores da sociedade e da política portuguesas contemporâneas. O «pequeno mundo» representado no romance é a imagem convulsiva e clownesca de um país sem vergonha e afundado num lodaçal cívico. O cómico e o burlesco das personagens e das situações ressumam amargor e indignação ética, suscitando no leitor ora o riso irreprimível, ora a reflexão angustiada. Luís Novais é um «cronista» que maneja habilmente uma técnica narrativa complexa e que utiliza com domínio soberbo uma escrita de incomum riqueza estilística, desde o nível lexical até ao plano metafórico.”
Vítor Aguiar e Silva, Professor Catedrático das Universidades de Coimbra e do Minho

Uma madrugada do ano de dois mil e tal. Um país imaginário chamado Ocidental Praia. Um alcoolizado major que reúne os soldados na parada e decide ocupar os paços do município.
Na manhã seguinte, como se comportarão os personagens deste livro? O director do boletim municipal, o bibliotecário e o professor. A recém-licenciada que vende tostas num quiosque e o especulador imobiliário. E o homem que se crê o Super Homem? E o empresário prestes a perder tudo? A operária e o imigrante africano. O presidente do município, o primeiro-ministro e a prostituta. O  imperador, o banqueiro e o administrador bancário de terceira linha…
Trabalhando com mestria uma multiplicidade de personagens, Luís Novais faz-nos com humor o retrato dum país espartilhado e a viver em equilíbrios precários… até que, vindo do nada, esse obscuro e ingénuo major se revela um detonador.

SOBRE O AUTOR:
Luís Novais. Perguntando-se-lhe por si, pediu que se dissesse apenas que “vejo e sinto e escrevo.”