O futuro está
determinado?

ILYA PRIGOGINE

Esfera das Ciências / 5
144 pp

Formato: 15cm x 22cm
ISBN:
Data de Publicação: Novembro de 2008
PVP: 15,40 euros
 

O CAOS E A COMPLEXIDADE EM DEBATE.

Ilya Prigogine, um dos físicos intelectualmente mais prolíficos e um dos mais premiados e aclamados cientistas do século XX, russo de nascimento, fez os seus estudos superiores, em química e em física, na Universidade Livre de Bruxelas. Laureado com o Prémio Nobel da Química, em 1977, pelas suas contribuições na área das estruturas dissipativas e pelos estudos que desenvolveu sobre sistemas longe-do-equilíbrio, seria nobilitado pelo rei da Bélgica, com o título de visconde, em 1989.
Director dos Institutos Internacio­nais Solvay de Física e de Química (Bruxelas) desde 1959. Na Universidade do Texas, em Austin, onde se fixou a partir de 1967, fundaria o Center for Statistical Mechanics, mais tarde rebaptizado com o nome de Ilya Prigogine Center for Studies in Statistical Mechanics and Complex Systems e que actualmente se designa The Center for Complex Quantum Systems.
Alguns dos mais marcantes conceitos da teoria do caos e das ciências da complexidade acabariam por ver a luz do dia na sequência do seu extraordinário trabalho científico ― nomeadamente, o conceito de auto-organização.
O papel do tempo na física e na biologia foi outro dos seus legados maiores. As suas propostas no domínio dos processos irreversíveis poderão ter consequências profundas na nossa compreensão dos sistemas biológicos.

Neste livro, publicado postumamente, depois de discutir os problemas fundamentais da ciência actual e de passar em revista alguns conceitos filosóficos incontornáveis, que lançam raízes na famosa controvér­sia entre Parménides e Heraclito, Ilya Prigogine confronta-nos com uma mensagem de esperança: o futuro não está determinado. Apesar do fenómeno da globalização e da cultura de massas que aparentemente caracteriza o sistema social contemporâneo, o comportamento individual começa a assumir uma importância crescente como factor-chave na evolução do mundo e da sociedade como um todo. Esta mensagem desafia as abordagens que hoje em dia são dominantes, implícita ou explicitamente, nos meios de comunicação.
A relevância das acções individuais, entretanto, exige de cada um de nós uma reflexão acerca das responsabilidades que assumimos quando agimos em função de uma decisão. Esta responsabilidade está associada à liberdade de pensamento e a uma postura crítica quanto às modas, aos costumes, às ideias preconcebidas e às ideologias, justamente ao arrepio das ideias difundidas pelos que desejam que sejamos ‘consumidores perfeitos’ num mundo submetido aos ditames da riqueza económica.
Contrariar este caminho que conduz à supressão da liberdade de pensamento individual é agora um imperativo se quisermos salvar o homem e o planeta da catástrofe.

Este livro inclui:
• A lição proferida na sequência do doutoramento honoris causa atribuído pela Universidade Nacional Técnica de Atenas: «O futuro está determinado? Alterações na nossa descrição da Natureza».
• Um artigo publicado em parceria com Ioannis Antoniou nos Annals of the New York Academy of Sciences:«As leis da Natureza e a quebra de simetria em relação ao tempo».
• Três entrevistas com o autor: «O tempo na física do não-equilíbrio»; «O tempo na epistemologia da complexidade»; «A vida e a Internet».