Diálogos sobre a
Nova Física
Complexidade e
Não-Linearidade

JOSÉ R. CROCA

Esfera das Ciências / 9
220 pp

Formato: 17cm x 24cm
ISBN: 978-989-680-171-7
Data de Publicação: Abril de 2016
PVP: 16,90 euros
 

A obra fundadora, em língua portuguesa, de uma Nova Física global, inter-relacional, do complexo e não-linear.
Esta Nova Física, mais geral, global e unificada, que nos leva a olhar para a Natureza de um modo muito mais abrangente e unitário e onde a emergência encontra o seu lugar natural, tem a capacidade de integrar como um caso particular a Física Clássica e a Física dita Moderna (mecânica newtoniana, eletromagnetismo e termodinâmica, assim como a relatividade e a mecânica quântica).
Uma obra que abre um caminho radicalmente inovador para o conhecimento…
Uma proposta revolucionária. Um novo paradigma científico. Um novo modo de olhar para os fenómenos naturais.

Por que razão a velocidade da luz é invariante e a máxima possível, na grande maioria das situações físicas? Existem velocidades superluminais? Massa e carga elétrica são conceitos fundamentais? Qual a natureza do campo gravítico e do eletromagnético? São dotados de realidade física ou, pelo contrário, são simples conceitos auxiliares secundários? Será possível compreender o misterioso efeito quântico de túnel? O que são transições físicas em tempo zero? Unificar a Física! Será isso possível?

A Física Clássica, Mecânica e Eletromagnetismo, a Física Quântica e a Relatividade: podem estes ramos da Física ser derivados a partir de uma Nova Física mais geral, a Física Eurítmica, inter-relacional, não-linear e do complexo? Que existe de comum entre as Ciências Sociais e Humanas e a Nova Física?

SOBRE O AUTOR:
José R. Croca. Doutorado em Física Teórica. Professor na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Investigador no Centro de Filosofia das Ciências da mesma Universidade. O seu labor de investigação está principalmente centrado nos Fundamentos da Ciência em geral e da Física Quântica em particular. É autor de múltiplos trabalhos publicados em revistas científicas internacionais da especialidade, relacionados com a moderna física quântica não-linear, e também de diversos livros científicos publicados em português e em inglês. Com a Esfera do Caos publicou Diálogos Sobre Física Quântica: Dos Paradoxos à Não-Linearidade (2007, 2010). Foi galardoado com os seguintes prémios internacionais: Medalha de Ouro, T. Galileu, 2008 e Prémio FIR (Federação Internacional Racionalista) 2008, pelos seus contributos em prol da Razão.