Vida:
Origem e Evolução

VÁRIOS

Esfera das Ciências / 8
248 pp

Formato: 16 cm x 23,50 cm
ISBN: 978-989-680-022-2
Data de Publicação: Fevereiro de 2011
PVP: 17,90 euros
 

Como surgiu a vida na Terra? Que fenómenos ou processos naturais estiveram na origem da vida neste planeta? A vida surgiu a partir da não vida uma única vez no nosso planeta ou, antes, repetidas vezes? Estaremos sós no Universo? Ou será que existe, ou já existiu, vida noutros corpos celestes? Havendo vida noutros astros, como serão essas outras formas vivas? Quão distintas serão da vida na Terra? Seremos nós capazes de as identificar como vivas? Será que a vida surgiu na Terra por meio da chegada ao planeta de organismos provenientes do espaço? E o que é, afinal, a vida?

Já há algum tempo que sabemos existirem compostos orgânicos com uma certa complexidade noutros astros e no espaço interestelar. E há alguns anos que conhecemos a existência de extremófilos na Terra, organismos que vivem em condições ambientais que até então pensávamos serem absolutamente incompatíveis com a vida. Ou seja, a química orgânica e a vida são fenómenos muito mais disseminados e diversificados do que se pensava há poucos anos! Será que a vida é um fenómeno disseminado e diversificado, não apenas à escala terrestre, mas à escala cósmica?

Este livro proporciona uma viagem empolgante pela aventura da vida na Terra, pelo passado do nosso planeta e, ainda, pela imensidão do Universo — viagem que nos transporta para momentos e eventos que podem ajudar a reconstituir os longínquos primórdios da vida. Simultaneamente, leva-nos ao encontro dessa espantosa aventura que é a ciência, esse fabuloso empreendimento humano que, não se detendo perante crenças seculares, ousa investigar até mesmo aquilo que são as origens mais remotas da humanidade — a origem do Universo, a origem da Terra, a origem da Vida.

Os livros da série «Fundamentos e Desafios do Evolucionismo», que a colecção «Esfera das Ciências» em boa hora decidiu acolher, querem contribuir para a clarificação e difusão do conhecimento sobre a evolução biológica, situando a análise das diversas questões que ela suscita no território que lhe é próprio: o da ciência e da filosofia da ciência.

Os Autores deste Volume 3:
A. I. Oparin, Helena Abreu, Stéphane Tirard, Ana F. Amaral, José A. L. da Silva, Juan Manuel Torres, Antonio Lazcano Araujo, Mário Cachão, Telma Rodrigues, Luísa Pereira, Francisco Carrapiço, Rui Jorge Agostinho, Gilbert V. Levin

Série Fundamentos e Desafios do Evolucionismo
Direcção Científica:
André Levy, Francisco Carrapiço, Helena Abreu, Marco Pina

Volume 1 | Evolução: História e Argumentos
Volume 2 | Evolução: Conceitos e Debates
Volume 3 | Vida: Origem e Evolução
No prelo:
Volume 4 | Homem: Origem e Evolução

As obras desta série são publicadas no âmbito de uma parceria com o CFCUL Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa, e com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e da Fundação Calouste Gulbenkian.