Biologia e Biólogos
em Portugal
Ensino, Emprego e Sociedade

MARIA EDUARDA GONÇALVES
E JOÃO FREIRE (COORDS)

Ensaios / 7
312 pp

Formato: 16cm x 23,50cm
ISBN: 978-989-8025-72-2
Data de Publicação: Janeiro de 2009
PVP: 18,70 euros
 

É hoje consensual que a Biologia representa para o século XXI o que a Física foi para o século XX. O avanço dos conhecimentos em áreas como a genética ou a ecologia e as inovações em domínios como as biotecnologias ou a biomedicina têm aberto oportunidades admiráveis de progresso e bem-estar. A Biologia e as suas aplicações constituem, actualmente, um sector estratégico do ponto de vista económico e social.
Mas a par das expectativas, crescem as dúvidas e as ansiedades perante os riscos da crescente manipulação dos alimentos que consumimos, do ambiente em que vivemos e da própria vida humana. Não surpreende, assim, que a Biologia e os biólogos se confrontem hoje com consideráveis desafios, não apenas técnicos, mas também éticos e sociais.
É contra este pano de fundo que o presente livro procura fazer luz sobre os dilemas e as responsabilidades de que a Biologia e os seus praticantes, os biólogos, são portadores, examinando, sob vários ângulos e apoiado em metodologias quantitativas e qualitativas, a relação complexa entre a Biologia, a Economia e a Sociedade.
Biologia e Biólogos em Portugal representa, nesta perspectiva, um estudo pioneiro.

No momento em que se celebra o segundo centenário do nascimento de Darwin, este livro faz a história da Biologia em Portugal, descreve o seu percurso no ensino e na investigação e analisa a afirmação recente da biologia como profissão, assim como as relações problemáticas das ciências da vida com a sociedade ― entre grandes expectativas e muitos receios.

OS AUTORES:
Anabela Serrão, Filipe Oliveira, João Freire, Lia Vasconcelos, Maria Eduarda Gonçalves, Maria do Mar Gago, Pedro Lourenço, Ricardo Nogueira Mendes, Rui Brito Fonseca.

OS COORDENADORES:
Maria Eduarda Gonçalves. Doutorada e agregada em Ciências Jurídicas. Professora Catedrática do ISCTE, onde coordena o mestrado em Novas Fronteiras do Direito. Inves­tigadora efectiva do «DINÂMIA ― Centro de estudos sobre a mudança socioe­conómica» (ISCTE) e associada do «CIES ― Centro de Investigação e Estudos de Sociologia» (ISCTE). Autora e coordenadora de vários livros no domí­nio dos estudos sociais da ciência e tecnologia, bem como de numerosos artigos em revistas nacionais e interna­cionais.
João Freire. Sociólogo. Catedrático e Professor Emérito do ISCTE. Autor de livros como Anarquistas e Operários (1992), Sociologia do Trabalho: uma introdução (1993 e 2002), Homens Sobre Fundo Azul Marinho (2003), Associações Profissionais em Portugal (org., 2004), Pessoa Comum no Seu Tempo (2007)e Economia e Sociedade (2008). Actual­mente investi­gador no CIES-ISCTE.

Este livro foi publicado com o apoio de: Fundação para a Ciência e a Tecnologia, REN - Redes Energéticas Nacionais, CIES - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (ISCTE).