Europa de Leste
e Portugal

VÁRIOS

Biblioteca Ibero-Eslava / 1
264 pp

Formato: 17cm x 24cm
ISBN: 978-989-8025-98-2
Data de Publicação: Setembro de 2010
PVP: 18,90 euros
 

Coordenadores:
José Eduardo Franco
Teresa Pinheiro
Beata Elzbieta Cieszynska

Autores:
Annabela Rita, Manuel Frias Martins, Fernando Cristóvão, Beata Elzbieta Cieszynska, José Milhazes, Justyna Galinska, Anna Kalewska, Jörg Seidel M. A., Olga Roussinova, Ernesto Castro Leal, António Ventura, José Eduardo Franco, Paula Carreira, Maria Isabel Morán Cabanas, Miguel Real, Teresa Pinheiro, Eugenia Kistereva, Maria Kistereva, Edyta Jablonka, Pedro Calafate, António Braz Teixeira, Yana Andreeva, Paulo Mendes Pinto, José Augusto Mourão

Pela primeira vez em Portugal é publicado um livro cientificamente bem fundamentado, onde se ensaia a redescoberta dos povos e culturas dos países ditos da Europa de Leste na sua relação com Portugal.

Europa de Leste é menos uma expressão que designa uma realidade geográfica e mais um conceito que procurou abranger, durante a Guerra Fria, um importante bloco político-ideológico. Pela distância que deles nos separava, os países organizados politicamente em regimes comunistas na orla do regime soviético situavam-se num horizonte longínquo, mais imaginado do que conhecido.
Com esta obra ficamos a conhecer o que Portugal e a Europa de Leste têm em comum e o que têm de muito diferente – os traços de mentalidade convergentes e divergentes, e, acima de tudo, como Portugal foi visto pelos países do bloco chamado de Leste e como nós fomos olhando, representando e imaginando aquele lado da Europa.
Pelos seus conteúdos e pela proposta de análise comparatista numa perspectiva ibero-eslava, pioneira em Portugal, este livro tem grande valor para quem se interessa pela cultura dos povos europeus e pelas suas relações filosóficas, políticas e artísticas.

Sobre os Coordenadores:
José Eduardo Franco. Doutorado em História Moderna e Contemporânea pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris. Doutorado em Cultura pela Universidade de Aveiro. Director-Adjunto do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CLEPUL) e Vice-Presidente da Associação Internacional de Estudos Ibero-Eslavos (CompaRes). Tem desenvolvido trabalhos originais de investigação nos domínios da História da Cultura, Mitologia portuguesa e das grandes polémicas históricas que marcaram a vida cultural, política e religiosa do nosso país na sua relação com a Europa. Entre a sua vasta obra publicada destaca-se: O Mito dos Jesuítas em Portugal e no Brasil, Séculos XVI-XX, 2 Vols. (2006-2007) e a direcção do Dicionário Histórico das Ordens (2010).
Teresa Pinheiro. Formada na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e em várias universidades alemãs, é hoje Professora Catedrática da Universidade de Chemnitz, Alemanha, e Presidente do Instituto de Estudos Europeus da mesma Universidade. Tem desenvolvido vários estudos e projectos de investigação na área dos estudos culturais e da memória histórica.
Beata Elzbieta Cieszynska. Doutorada pela Universidade de Gdansk, Polónia. É investigadora-coordenadora da Grupo de Pesquisa «Literaturas e Culturas Ibero-Eslavas» do CLEPUL. Exerce também as funções de Presidente da CompaRes e da secção Ibero-Eslava do Comité Internacional de Eslavistas. Tem vasta obra publicada a nível internacional, destacando-se a sua tese de doutoramento dedicada ao Sensualismo na Literatura Barroca.

BIBLIOTECA IBERO-ESLAVA
Directores
Beata Elzbieta Cieszynska
José Eduardo Franco
Conselho Consultivo
Anna M. Klobucka, Annabela Rita, Fernando Cristóvão, Francisco Javier Juez Gálvez , Guilherme d’Oliveira Martins, Halina Janaszek-Ivaničkova, Margaret Tejerizo, Miguel Real, Serhij Wakulenko, Zigmunt Bauman
Responsabilidade Científica
CLEPUL – Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa