Paisagens
de Portugal

NUNO FARINHA &
ANTÓNIO ELOY

Patrimónios Lusitanos / 1
48 pp (quadricomia)

Formato: 23,50 cm x 32 cm
ISBN: 978-989-680-201-1
Data de Publicação: Janeiro de 2017
PVP: 14,90 euros
 

Um livro fascinante, com uma riqueza visual espantosa e que inaugura uma nova colecção: Patrimónios Lusitanos. Mais de duas centenas de fotografias, ilustrações e mapas.

 

Inicia-se neste livro uma viagem. Uma viagem pelas regiões e paisagens que fazem a diversidade do nosso país. Em cada região as caraterísticas do solo; a ocorrência de ocos subterrâneos, os relevos e as altitudes; os regimes hídricos das chuvas, rios e mar; a ocupação do território; a construção específica que fizemos das e nas paisagens que assim se humanizaram e evoluíram; os produtos únicos de gastronomia, etnografia e cultura, que, articulados com o espaço e a Natureza, são elementos fundamentais para definir o povo que somos.

Percorremos visualmente o país de lés a lés, calcorreamos vales e montanhas, planícies e planaltos, vamos às ilhas e bordejamos os litorais do continente. Em todos os locais, encontramos produções e marcas emblemáticas, frutos da nossa relação com a terra, mas também uma rica herança histórica e uma biodiversidade incrível, em habitats e espécies, que hoje ainda se preservam.

 

SOBRE OS AUTORES:

Nuno Farinha. Licenciado em Biologia (FCUL, 1993) trabalha como ilustrador científico profissional desde 1990, com particular foco na ilustração científica (IC) digital de que é pioneiro em Portugal. O seu trabalho é caracterizado por uma grande diversidade técnica e temática, compreendendo até à data mais de 4.500 projetos e a edição de 420 publicações. O seu trabalho tem sido galardoado diversas vezes e reconhecido em dezenas de exposições em Portugal, Europa, Moçambique, Brasil e Estados Unidos.

António Eloy. Envolvido nas lutas ecológicas e pelos direitos humanos, sobretudo após a consolidação da democracia em 1976, autor ou co-autor de mais de duas dezenas de livros sobre ambiente e energia em Portugal e no Mundo. Professor de todos os graus de ensino e formador em diversas áreas profissionais sempre nas vertentes de energia, cultura e ambiente. Colaborador de diversos órgãos de informação nacionais e internacionais. Coleccionador de paisagens naturais e de miniaturas de mochos.